7.5.09

Bola vermelha

Lá na escola dele, a seguir à hora da sesta, cada um deles faz uma auto-avaliação referente ao comportamento do dia.

Existe um quadro com o nome de todos e à frente de cada um dos nomes são colocadas bolas de cores conforme o comportamento do dia.

Ontem teve bola vermelha. Sendo que a bola vermelha é para mau comportamento, ficámos a saber que ele se tinha portado mal. Foi desobediente e mal educado. Ralharam com ele e ele virou costas como se nem estivesse a ouvir.

Foram raras as vezes em que teve bola vermelha, mas das vezes em que aconteceu, a razão foi sempre a mesma.

Nós em casa fazemos os possiveis para que ele perceba que agiu mal. Normalmente a seguir a uma bola vermelha fica de castigo. Ontem o castigo foi não poder brincar com os Gormitis que eu lhe tinha comprado. Chorou e ficou furioso comigo. Eu não me importo. Um castigo é isso mesmo. Só é eficaz se os privarmos de alguma coisa de que gostem mesmo.

Parte-me o coração vê-lo assim, mas parte-me muito mais o coração sabe-lo mal educado. Por outro lado, faço uma retroespectiva da educação que lhe estamos a dar e parece-me que não fazia nada de maneira diferente.

1 comentário:

Vanessa disse...

Nem me fales em desobediências...
Ando doida com o mais velho :S