15.3.06

Sentimento de culpa...


Antes de conhecer o O. nunca tinha pensado em ser Mãe. O Manel foi o primeiro bebé a quem eu mudei uma fralda, a quem dei um biberon, foi o bebé mais pequeno em quem eu peguei. Nunca fui muito “fã” de bebés, achava-lhes graça, mas ao colo das Mamãs deles!!

Quando engravidei, achei que ser Mãe iria ser fácil, e apesar de não saber fazer uma série de coisas, achei que os nove meses de gravidez se encarregariam de me ensinar… estava enganada, e quando o Manel nasceu, foi um choque… foi um choque porque o meu bebé não era como eu o imaginava, foi um choque porque chorava de dia e de noite (e foi assim quase até aos três meses de vida), foi um choque porque eu não estava preparada para ser Mãe.

O amor, esse, foi sempre incondicional, e amei o Manel logo desde o 1º momento. Amo-o acima de tudo!!!

Agora, quando me perguntam para quando um mano/a para o Manel, eu respondo sempre com um encolher de ombros e com um tímido “Para já não.”.

Mas aqui confesso-me, não sei se tenho coragem para ter mais filhos, não sei se me apetece. Ás vezes sinto-me culpada por isso, e acima de tudo, penso que ao tomar a decisão de não ter mais filhos estou a privar o Manel de ter irmãos.

Será que tenho esse direito??

Por isto (e por muito mais), a minha admiração por esta, e por esta menina, que tiveram a coragem que eu, certamente, não teria!!!

Sem comentários: