... com as quais eu não sei lidar é com a má-criação. Pessoas que pedem favores a outras pessoas sem nunca utilizarem o "se faz favor" ou o "obrigado" põe-me doida. Aqui onde trabalho existem umas quantas dessas pessoas que poderiam muito bem voltar uns aninhos no tempo, altura em lhes deviam ter sido ensinadas as regras da boa-educação.
Lidar diariamente com pessoas assim fez-me impor regras bem definidas ao Manel.
Assim, sempre que chega a algum lado tentamos que cumprimente toda a gente, as senhoras com beijinho, os senhores com passou-bem. À saída o ritual repete-se (por vezes ainda nos brinda com um "té manhã"). Insistimos sempre para que diga "se faz favor" e "obrigado", sendo a primeira díficil de prenunciar logo a menos percetível, mas o "obrigado" sai quase automáticamente assim que lhe passamos alguma coisa para a mão. Há... também já aprendeu o "de nada" quando somos nós a agradecer.
Agora anda na fase de pedir desculpa quando ralhamos com ele. Utiliza as desculpas para se livrar de um ralhete maior ou de uma palmada... e resulta, porque a mim parte-me o coração ouvi-lo, com a voz chorosa "pulpa Mãe" ou "pulpa Pai".
Não, o meu filho não é mais precoce, nem mais inteligente, nem melhor do que todos os outros miúdos da idade dele. O que o meu filho tem é uns pais que o tentam educar o melhor que sabem para que ele seja o melhor que souber ser!!!
14.3.07
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
2 comentários:
Oi querida..
XComo te entendo :))))
As minhas miudas por imitação são muito bem comportadinhas :)
beijocas
yami
Concordo com tudo o que dizes. A minha filha até me lembra que devo dizer "bibada" quando ela me dá alguma coisa e não o faço.
O "pupa" também faz prte e o "faxavô" mas este ela não gosta, talvez por ser dificil e comprido.
Bjs
Enviar um comentário